I see a different you

Thursday 17 September 2009

This life ain´t easy, mama!


Um belo dia você acorda decidida de que sonha em morar na Europa.

Foi basicamente uma coisa que eu sempre desejei pra mim: sair de casa, poder viver outra cultura, especialmente se eu estivesse perto do Reino Unido.

Mas aí, eis que vem o derradeiro dia. Você leva sua vida nas costas, deixa pra trás coisas e pessoas tão importantes e muita saudade. Chega aqui e admite que nem sempre idealizar algo demais é bom, especialmente quando vc percebe o quão diferente, no meu caso, Portugal é do Brasil, ou mais especificamente, Fortaleza do Porto.

Estudar se tornou hoje em dia um verdadeiro ritual de sacrifício, principalmente se vc vem pra fazer mestrado. É fato que hoje bolsa de estudos é quase um oásis no deserto...vc só enxerga miragens de um remota possibilidade de conseguir uma. Bem, quem não consegue, como no nosso caso (meu e do meu marido) é tentar trabalhar com qualquer coisa. Sim, que vai de limpar casa até entregar jornal na rua.

Por um lado é um pouco frustrante, porque é muito cansativo e o salário é muito baixo. Por outro lado é um trabalho que não exige qualquer esforço mental. Geralmente, quem trabalha com esse tipo de coisa é estudante brasileiro, seja Erasmus (pq vem com pouco dinheiro) ou aluno de mestrado (pq não tem bolsa). E, regra geral, são os imigrantes que sempre aceitam esse tipo de trabalho pra poder sobreviver.

Enquanto a minha alma não vai ficando pequena, eu ainda acredito que isso tudo vale à pena.


1 comment:

  1. acredito, então, que todo paraiso tem um Q de purgatorio...

    ReplyDelete